Livros e sites de psoríase: a ferramenta da informação é importante

EVENTOS E ENCONTROS DE PSORÍASE REPORTAGENS

livro Psoríase Descobertas Além da Pele Dr Cid Yazigi Sabbag
Livro Psoríase para Profissionais da Saúde Dr Cid Yazigi Sabbag

 

Introdução

Psoríase: Descobertas Além da Pele” foi o título escolhido para minha segunda empreitada didático-profissional. Esse livro é dedicado a todas as pessoas que buscam uma vida com mais qualidade, para si e para coletividade.
Dezoito capítulos trazendo novas informações científicas e a minha experiência pessoal com estratégias para compreender a vida do paciente que desenvolveu a psoríase. Oferece informação com a pretensão de formação; formação para um melhor enfrentamento.
“Missão cumprida!” foi o que senti, em 2006, ao conseguir publicar o primeiro livro em português sobre psoríase, “A Pele Emocional: Controlando a Psoríase”, destinado a leigos e profissionais da saúde.
Inquieto, reconheço o dever de manter atualizados os pacientes assim como os Residentes de Dermatologia do Hospital Ipiranga e profissionais da fisioterapia, nutrição, enfermagem, podologia e estética. Os oito anos seguidos do Encontro Nacional de Psoríase e Vitiligo, gratuitos, que organizo na Câmara Municipal de São Paulo, em parceria com o médico e vereador Gilberto Natalini, são importantes, mas não são suficientes para atingir os milhares de brasileiros com psoríase.
O volume de novas informações sobre a doença é assustador, porém revela que existe muita gente pesquisando a psoríase e tentando encontrar novos tratamentos mais eficazes e seguros e, quem sabe, a cura. Esses dados, que merecem ser registrados e adaptados à linguagem comum, estão reproduzidos nesta publicação.
Para quem ainda imagina que a psoríase é uma doença emocional, será uma surpresa saber que não é mais considerada uma doença de pele. A psoríase é uma doença sistêmica que atinge a pele na maioria das pessoas, articulações em um terço delas; afeta alguns órgãos levando ao aumento do colesterol, triglicérides, glicemia, e estimula o aumento do peso e obesidade mórbida. Pode, em casos de longa duração e nas formas mais graves, aumentar o risco cardiovascular. São informações que devem ser divulgadas ao maior número de pessoas com psoríase e, principalmente, profissionais da saúde para capacitá-los a um atendimento adequado e eficaz.
Nos 20 anos de formação médica, sendo 10 anos dedicados ao estudo específico e atendimento às pessoas com psoríase, consegui, em 2009, participar de nove congressos específicos de psoríase no Brasil e exterior. Mas um deles, o Psoriasis Summit Meeting-Abbott: The Evolving Environment of Psoriatic Disease, Genebra-Suiça, em junho de 2009, foi marcante ao ouvir dra.Alexa Kimball, professora a Harvard Medical School, EUA. Eu já havia sentido na minha prática diária o que ela relatou na palestra “Psoríase e os Danos Irreversíveis da Vida”, ao enfatizar que o desenvolvimento da psoríase é capaz de mudar para sempre o destino de uma pessoa. Procurar profissão que não tenha que lidar com o público, destruição do casamento ou relacionamentos e mudança até na religiosidade do portador são atitudes comuns que não percebemos em uma consulta médica de rotina e às vezes se dão em nível inconsciente para o paciente.
A maturidade dos meus 48 anos de idade trouxe maior responsabilidade com o outro indivíduo. Quem sabe procurando intervir o mais cedo possível e com tratamentos mais eficazes, nós, dermatologistas, mantenhamos os pacientes sem grandes seqüelas psicológicas e sociais.
O Questionário de Qualidade de Vida, ainda pouco utilizado, é um instrumento útil ao dermatologista, mas o apoio incansável àquela pessoa que padece da psoríase é fundamental. Para isso é preciso disposição de cada um da equipe multidisciplinar e tempo de dedicação.
Desejo que esse livro traga muita reflexão a todos e que juntos, mudemos a triste história da psoríase no Brasil. Multiplique o que aprendeu e conte comigo!

“Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina”.
Cora Coralina, pseudônimo de Ana Lins dos Guimarães Peixoto Bretas (1889 – 1985), poeta goiana.

Outro lançamento de 2010, destinado aos profissionais da saúde que lidam ou podem vir a lidar, com o paciente de psoríase. Escrito em parceria com o psicólogo Prof.Milton Sabbag Jr. e a nutricionista Marina Yazigi Solis é hoje uma referencia no acadêmico e para quem deseja se atualizar nessa área. Psoríase para Profissionais da Saúde

 

Na Internet recomendo:

www.amigoscompsoriase.com.br criado por pessoas com psoríase e ambiente bem agradável para aprender e desabafar

www.psoriasis.org (em inglês)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *