Dermatite Atópica

CLÍNICA SABBAG DESTAQUE PESQUISAS TRATAMENTOS

É uma doença de pele crônica e hereditária mais comum na infância e que pode persistir até no adulto, especialmente quando tratada de forma inadequada. Provoca inflamação da pele, levando ao aparecimento de lesões e coceira muitas vezes intensas afetando sono e atividade escolares e de lazer. Não é contagiosa e sua causa exata é desconhecida.

Pode haver casos familiares associada ou não a alergias respiratórias. Muito importante entender o risco da dermatite atópica da criança evoluir para quadros de asma ou a rinite alérgica no adulto, chamada “marcha atópica“.

Pode surgir ou ser desencadeada por substâncias que provocam reações alérgicas, como as presentes nos pelos de animais de estimação; condições ambientais, como roupas que provocam coceira; ou emoções, como o estresse.

Embora o problema permaneça durante toda a vida, os sintomas podem desaparecer à medida em que a pessoa envelhece, mas a pele continuará seca e sensível.

Os sintomas variam de acordo com a fase da doença, podendo ocorrer em três estágios:

fase infantil (3 meses a 2 anos de idade),

fase pré-puberal (2 a 12 anos de idade),

fase adulta (a partir de 12 anos de idade).

Sintomas:

Na dermatite atópica existe alteração da função barreira de proteção da pele, levando ao ressecamento e coceiras constante e muitas vezes insuportável levando à ferimentos pelo ato de coçar-se. Esses ferimentos por sua vez podem infeccionar exigindo tratamento com antibióticos.

Áreas secas em placas salientes ou com descamação, principalmente nas dobras da pele.

Em crianças e bebês, aparece geralmente no rosto, nos cotovelos ou nos joelhos e possivelmente em outras regiões do corpo.

Em crianças maiores e em adultos, as lesões localizam-se menos no rosto e mais nas dobras do corpo, como pescoço, cotovelo, atrás do joelho, mãos e tornozelos. São áreas mais secas, escuras e grossas e, em casos mais graves, pode acometer boa parte do corpo.

Tratamento:

A dermatite atópica afeta o paciente e toda família e amigos e por isso fundamental é a informação sobre cuidados e tratamentos eficazes e com menor efeitos colaterais.

Atitudes simples como hidratar o corpo todo e evitar ambientes secos, banhos quentes e sabonetes comuns já ajudam no controle clínico. Medicamentos tópicos como pomadas, cremes e loções devem ser utilizadas sob prescrição e orientações médicas. Evite auto medicação para não agravar ou provocar efeitos colaterais, por exemplo estrias provocadas por pomada com corticóides potentes. Medicamentos via oral ou injetáveis sáo prescritos nos casos mais graves e de difícil controle.

Cada ano surgem novos medicamentos mais eficazes e seguros porém a maioria de alto custo e que precisam ser aprovados pela ANVISA por ter acesso a eles pela rede pública SUS e setor privado. Essa é uma luta de todos nós para maior número de crianças e adultos se beneficiem da ciência. Já temos aprovação no Brasil do upadacitinibe via oral e do dupilumabe injetável subcutâneo.

Dr Cid Yazigi Sabbag é pesquisador clínico e tem experiência no tratamento de dermatite atópica em crianças e adultos.

Veja nossas publicações no Instagram clinica.sabbag

Prevenção e cuidados com a pele:(sugestões da Sociedade Brasileira de Dermatologia)

– Hidratar a pele todos os dias;
– Usar roupas de algodão ou de tecidos macios, evitando fibras ásperas que provoquem coceira; evitar roupas apertadas;
– Tomar banhos e duchas com água morna, utilizando um sabonete suave ou um produto de higiene sem sabão;
– Secar a pele suavemente com toalha macia, sem esfregar;
– Aplicar um hidratante no máximo 3 minutos depois do banho, para “vedar” a umidade;
– Sempre que possível, evitar mudanças bruscas de temperatura e atividades que provoquem suor;
– Conhecer os fatores que provocam seus sintomas para evitá-los;
– Usar umidificador, caso o tempo esteja seco ou frio;
– Manter curtas as suas unhas (e as de seu filho), para evitar ferir a pele ao se coçar;
– Algumas pessoas com alergias percebem que é útil tirar os tapetes da casa e tratar a caspa dos animais de estimação;
– Se possível, reduzir o estresse de sua vida, fazendo um trajeto mais tranquilo para chegar ao trabalho, procurando um novo emprego, pedindo ajuda em casa, praticando ioga ou meditação;
– Algumas pessoas que sofrem de dermatite atópica são alérgicas a determinados alimentos como, leite, ovos, trigo, soja. Evitar o consumo desses itens pode ajudar;
– Evitar as substâncias irritantes. Elas são encontradas em detergentes, cosméticos, álcool, perfumes. O melhor é utilizar produtos que contém poucas substâncias que possam provocar alergia (hipoalergênicos).