Em 2025 aumentaram as propagandas, especialmente pelo Instagram, de produtos e dietas que prometem tratar a psoríase e com vendas exclusivamente pela internet. Por que será que não vendem nas farmácias? Provavelmente porque não servem para nada e nunca fizeram estudos científicos comprovando a melhora clínica ou cura da psoríase e dermatites.
Utilizam apelos como “naturais”ou “fitoterápicos” para atrair atenção e para dizer que não precisam de registro ou avaliação da ANVISA mas se usam termo “tratar” entra na classificação de medicamento, exigindo estudos de eficácia se segurança.

Não caia nesse golpe! Não existe teoria da conspiração que a industria farmacêutica que vender produtos caros e nao descobrir a cura. Certamente os custos dos tratamentos sáo altos mas os brasileiros têm direito a esses medicamentos pelo SUS ! Todas essas ‘tentativas”de controle da psoríase acabam retardando o tratamento médico adequado.

Livros vendendo dieta para controlar/tratar a psoríase é um engano e recente lançamento para ficar sem psoríase com “método” misterioso que só quem comprar o livro terá acesso; novamente esse tentativa pode levar pacientes a nao acreditarem na medicina. Comer bem é fundamental assim como controle do peso e da síndrome metabólica. Você sabia que psoríase engorda e pode elevar colesterol e glicemia?
Tomar por conta própria substâncias como magnésio, ozônio, e vitaminas podem levar a efeitos colaterais e intoxicação aos rins e fígado. Evite auto medicação e sempre ouça uma segunda opinião médica sobre essas indicaçōes e promessas de cura ou melhora.
Muitos pacientes ouvem dizer que tomar vitamina D em doses altas pode tratar a psoríase ou melhorar a sistema imunológico. Não há base científica para isso e o médico que iniciou esse tipo de tratamento teve julgamento pelo CREMESP nesse mês junho de 2021. Evite auto medicação e discuta com seu médico a necessidade de repor e que dose da vitamina D. Sol com moderação ajuda fixar a vitamina D no organismo.
Mais uma fraude postada em janeiro de 2021 no Facebook utilizando minha fotografia como nome de outro médico (?) indicando “tratamento natural” com produto da Amazônia. Fake news que só leva a prejuízos e falsa expectativas. Denuncie!

EVITE AUTO MEDICAÇÃO ESPECIALMENTE DOS PRODUTOS QUE SÓ VENDEM PELA INTERNET E QUE DIZEM QUE ‘MELHORA SISTEMA IMUNOLÓGICO” e pode “ajudar “no na psoríase e combate ao covid-19!
Recentemente foi postado um vídeo comigo falando de todos os tratamentos para psoríase. No entanto o título do vídeo era de apenas um princípio ativo de medicamento dando destaque e sugerindo que eu indicava. Não foi adequado porque somente pode ser prescrito medicamentos após uma consulta presencial onde se avalia fisicamente o paciente portador de psoríase e qual tipo e quais tratamentos anteriores foram realizados.
Muitos “lançamentos” no Brasil, via rede social como Instagran e Facebook, possuem registro na ANVISA como cosméticos ou suplementos alimentares e por conceito cosméticos não tratam doenças nem nutracêuticos e sim medicamentos tópicos ou medicamentos oral ou injetáveis específicos para psoríase. Desconfie dos termos “servem”, “auxiliam” ou “ajudam”no tratamento da psoríase ou de qualquer doença e que contenham fotos antes e depois das lesões de psoríase; isso é ilegal.
Por que não comercializam esses produtos em farmácias e sob prescrição médica?
Quanto às farmácias magistrais (manipulação) não podem comercializar produtos para psoríase (ou qualquer doença) sem prescrição médica. Geralmente vendem pela internet dizendo que serve para tratar a psoríase mas não colocam nome do médico prescritor nem os componentes com suas concentrações. Isso é ilegal e muito provavelmente contém corticóides potentes como o propionato de clobetasol ou similares.
Não indico nem prescrevo qualquer produto que só vendem pela internet ou apenas por telefone.
Enfim, o que serve para controlar a psoríase de um paciente pode não servir para outro; podendo até piorar a doença.
Evite “indicar”algo que usou ou ouvir falar.
Obrigado,
Dr Cid Yazigi Sabbag
Assista vídeo: https://youtu.be/af-aosTktiU